Pesquisar
Close this search box.

Projeto Arquétipos em ação

Criatividade e Arquétipos

Continua após a publicidade..

Criatividade

Este projeto foi idealizado para que se possa entender o que é um Arquétipo, como eles são e que simbiose podemos ter com eles.

Continua após a publicidade..

James Hillman, extraordinário analista junguiano disse: “a psique está governada por potências arquetípicas, que se representam miticamente nas figuras dos deuses”. “O que se manifesta em nossa psique não é de nossa psique; pertence ao reino da realidade arquetípica. ” “Por mais que sintamos como nossa propriedade, são poderes arquetípicos que encontram sua morada, nos eventos transpessoais que paradoxalmente formam a base da personalidade”. Esta citação é uma parte apenas de um texto mais longo, mas permite ilustrar o que queremos expor.

Arquétipos

Os Arquétipos foram emanados antes que tudo existisse. Por isso Platão disse serem as ideias primordiais. O universo é uma ideia na mente do Todo e eles são as ideias primordiais. A realidade que se vive sempre é mítica e mantida por Arquétipos. Quanto mais abstrata uma ideia, mais poderosa ela é. A questão para nós é como passar uma ideia abstrata para a realidade do dia a dia. É aí que mora o segredo de tudo.

Por exemplo, o que se chama Inteligência de Mercado é um Arquétipo que percebe, analisa e entende perfeitamente o que aconteceu, está acontecendo e acontecerá. Ele tem a visão perfeita das causas e efeitos.

Continua após a publicidade..

Uma função implícita de todo Arquétipo é a criatividade. A criatividade é inerente ao universo e permeia tudo. A criatividade resolve todos os problemas e propicia as ideias para a prosperidade infinita. Dadas as condições corretas, a criatividade jorra sem parar trazendo novas ideias de negócios, serviços, produtos, soluções, invenções, etc.

Psique

A Psique é pura criatividade em ação. A criatividade também está moldando a Psique. O tempo todo a Psique está realizando um trabalho de auto evolução e usa a ressonância da criatividade para mudar a si mesma. Esta é uma atividade arquetípica e mítica. Todos estamos vivendo um determinado mito e vivenciando determinados Arquétipos. Isto faz parte do projeto do Universo e de cada ser que o habita. Isto força o crescimento e a evolução de cada um e do universo como um todo. Até aqui tudo bem, mas, e quando as coisas emperram? É nesse ponto que a criatividade é fundamental. Ela está trabalhando para desemperrar as coisas e instiga a psique para que haja para resolver a questão. Todo problema é uma oportunidade de crescimento.

O que limita a criatividade é o trabalho que uma determinada psique estiver realizando ou não realizando. A psique deveria estar realizando o que propicia mais crescimento para a própria psique e para isso estimula a criatividade. Se isso não acontece, é porque a psique coloca obstáculos à criatividade. A função da psique é construir a si mesma usando a criatividade intrínseca ao Universo.

Criatividade

Para podermos fazer uma simbiose com um determinado Arquétipo e acrescentar conhecimento e poder à nossa psique é preciso que eliminemos qualquer protocolo de conduta que impeça a criatividade de vir à tona. Para fazer isso é preciso entender como a criatividade funciona. Estes conceitos estimulam a psique a deixar a criatividade trabalhar.

Quando convidamos um Arquétipo a trabalhar conosco (com nossa psique) tem de haver de nossa parte a atitude de livre arbítrio de permitir a simbiose com o Arquétipo. É uma união de energias, informações, poderes, habilidades, capacidades, etc. que produz um resultado espetacular. Mas, para a simbiose ocorrer é preciso haver um fluxo de energia arquetípica que propicie isso. Portanto, a primeira coisa é permitir que a energia primordial flua sem restrições na psique.

Esta simbiose tem de ocorrer no nível sub quântico da realidade. No nível das ideias primordiais. É aí que os fundamentos da nossa psique estão. Evidentemente nosso fluxo deve estar livre de obstáculos nesse nível sub quântico, onde ainda não existem os átomos nem as partículas. Só existem as Ideias Primordiais. O que faz esse fluxo funcionar são os sentimentos.

É por isso que os Arquétipos são um turbilhão de sentimentos. Somente com os sentimentos é que eles podem ser o que são.

Direitos Autorais:

Copyright © Hélio Couto. Todos os direitos reservados.

Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o linkwww.heliocouto.com


Rosa Capitani — Terapeuta

Criadora do Blog / Proprietária Travessia SPA

Contatos: https://vbc008.com/spa

Compartilhe este Artigo:

Sobre o Autor

Luìz Trevizani - CRT 36768

Psicoterapeuta holístico e metafísico, consultor pessoal e de Numerologia Cabalística, palestrante e pesquisador da consciência humana, professor e diretor do Instituto Luz da Consciência de Numerologia Cabalística, desenvolvendo atividades no campo do autoconhecimento.

Você também pode se interessar por

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.