Pesquisar
Close this search box.

Evolução consciente

A evolução acontece de modo contínuo e não há retrocessos. Pode haver retrocessos comportamentais, por exemplo, um ser que já se humanizou e torna a ser violento, ou mesmo atrofias físicas e mentais quando há longa estagnação. Mas nunca no movimento que eleva as consciências que habitam todas as formas de manifestação da natureza.

Continua após a publicidade..

A evolução é um movimento exponencial que se inicia inconsciente nos minerais, respira nos vegetais, desperta a emoção nos animais, avança no pensamento descontínuo nos animais mais evoluídos, e no ser humano se torna tarefa trabalhosa que pede vontade e muito exercício da inteligência, desenvolvimento de valores e virtudes, amor e compaixão, e a compreensão de que há uma parcela cada vez maior que depende de si próprio querer evoluir.

evolução

Continua após a publicidade..

COMO FAZER?

A pergunta parece não ser correta, visto que a maioria perguntaria, o que fazer?
Mas todos sabem o que fazer. Todos já nasceram sabendo o que fazer, mas esqueceram e só precisam lembrar disso. Então, como fazer?

O primeiro passo no rumo do autoconhecimento é a decisão de assumir toda responsabilidade sobre si e seus atos.
Depois iniciar o autoestudo, isto é, estudar o funcionamento da máquina humana.
Do autoestudo para a auto-observação; estar presente em cada momento como o observador que não está identificado com a personalidade, nem com as emoções e os pensamentos.

Nas próximas camadas vão surgindo novas demandas e não há como se prever o que acontecerá. Cada ser humano é um microcosmo governado por uma consciência; nesse ponto cada consciência sabe também como fazer.

Continua após a publicidade..

No entanto, para chegar a esse ponto é necessário um método, e um instrutor. Na primeira etapa, a do autoestudo, não há necessidade, cada um pode fazer sozinho. A partir daí torna-se necessário ter um instrutor e um método, por certo tempo, porque o terreno é desconhecido e o ser pode se perder.
A escolha do instrutor pode ser decisiva para o bom andamento do trabalho, como pode desandar por um caminho perigoso de aventuras desastrosas.

Muitas pessoas já se desequilibraram por seguir a instrutores despreparados ou charlatães.

O instrutor deve ser alguém com larga experiência, que já tenha passado por todas as etapas que se propõe a conduzir seus discípulos. Não basta ter informação teórica. Informação não é conhecimento enquanto não for levada ao campo das experiências; só então se torna conhecimento.
Aquele que conhece o caminho sabe conduzir seus discípulos com segurança.

As antigas escolas de iniciações foram os sagrados templos do autoconhecimento, no passado, e nelas se forjaram grandes almas que cooperaram para a evolução da humanidade na religião, nas artes, nas ciências, na filosofia, na engenharia e nas demais áreas do progresso humano.

Por longos séculos essas escolas foram relegadas ao esquecimento com o vigor do materialismo prometendo conforto, segurança e saúde para todos.

Chegado o tempo das revelações, na era de aquário que se inicia, o ser humano começa a se voltar novamente para o seu interior em busca da paz perdida. E se pergunta agora, o que sou?
Mas, embora são muitos os chamados, ainda são poucos os que já atendem ao chamado. A voz do silêncio se faz cada dia mais audível clamando pala volta do ser ao seu mundo da vida interior.

O núcleo central profundo da consciência é o ponto da busca pelo autoconhecimento. A jornada se inicia de fora e vai ao rumo desse núcleo central profundo.

Travessia SPA

Parceria com o Instituto Luz da Consciência: https://luzdaconsciencia.com.br/artigos.html


Rosa Capitani — Terapeuta

Criadora do Blog / Proprietária Travessia SPA

Contatos: https://vbc008.com/spa

Compartilhe este Artigo:

Sobre o Autor

Luìz Trevizani - CRT 36768

Psicoterapeuta holístico e metafísico, consultor pessoal e de Numerologia Cabalística, palestrante e pesquisador da consciência humana, professor e diretor do Instituto Luz da Consciência de Numerologia Cabalística, desenvolvendo atividades no campo do autoconhecimento.

Você também pode se interessar por

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.