A máquina humana funciona conforme está sendo programada. Novos programas são instalados nela, na mente do ser humano, frequentemente e eles são executados inconscientemente, nas de atitudes e nos comportamentos padronizados coletivamente.
São milhares os programas instalados na mente humana, talvez chegue aos milhões, que rodam como programas de computador ditando modismos, gírias e maneiras de falar, atitudes e comportamentos.
Pergunto, essa máquina está consciente de si?
O ser humano não está consciente nem mesmo de que funciona como máquina.
Uma certa quantidade de consciência de si existe; seria injusto negá-la. Afinal, o ser humano está consciente de algumas sensações, como de frio e calor, de algumas emoções e sentimentos, de alguns pensamentos, de algumas atitudes e comportamentos. Mas isso não é suficiente para que ele seja consciente de si. Em proporções compatíveis, certos animais também estão em níveis muito próximos a essa máquina humana.
Da maneira como o ser humano está, cada dia mais se adequando ao senso comum em atitudes e comportamentos, será cada vez mais difícil se tornar consciente de si; a tendência é que, cada vez mais, se torne inconsciente e meramente reproduza pensamentos, atitudes e comportamentos ditados pelo “mercado das ideias prontas”.
Travessia SPA
Parceria com o Instituto luz da consciência: https://luzdaconsciencia.com.br/artigos.html