O que é o tempo? Fizeram esta pergunta a Santo Agostinho (354 – 430 d.C.), e a resposta foi: “Se ninguém me perguntar, sei o que é; se eu quiser explicar o que é a quem pergunta, não sei mais”.
Há muito que se debater sobre o que é, e quais são as suas implicações na vida do ser humano.
O tempo nos envelhece, ou envelhecemos com o tempo?
O tempo passa, ou passamos pelo tempo?
Contamos o tempo de realizar uma tarefa, dias, horas, minutos, e contabilizamos como rendimento financeiro. “Tempo é dinheiro”, dizem os afortunados pela ganância.
Mas se o tempo é dinheiro, você consegue comprar um só instante de vida a mais com ele?
Variantes
Uma variante do espaço que percebemos, ou uma variante da eternidade que entra em nossa percepção?
Está associado às limitações de percepções da mente humana?
Tem a ver com a matéria?
É uma medida da eternidade percebido dentro limites da consciência aprisionada na matéria. Consciência aqui como o campo da mente desperta.
Seria esta uma explicação razoável?
Se assim for, indica que estamos realmente aprisionados pela matéria e determinados a vencer o tempo.
Mas parece que ele nos vence, mas se for só uma ilusão, uma forma de nos localizarmos no espaço de uma existência no mundo físico da matéria?
Se a matéria se desdobra em vários graus de densidade, do mais denso, os objetos que tocamos, a terra que pisamos, até a sutileza do pensamento. Então o pensamento estaria sujeito ao tempo, ou ele se eterniza transpondo os limites dele?
Princípios filosóficos do Tempo
Alguns dos principais filósofos, pensadores e cientistas se dedicaram a explicação: Aristóteles, Santo Agostinho, Immanuel Kant, Gottfried W. Leibniz, Isaac Newton, Hume, Henri David Bergson, McTaggart, Bertrand Russell, Albert Einstein, Martin Heidegger, Paul Sartre, Ludwig Wittgenstein, Willar V. O. Quine e Stephen Hawking dentre muitos, e cada um deles forneceu diferentes perspectivas e argumentos sobre esta natureza.
Mas não houve conclusão.
O tempo vai longe e se perde nele próprio. Ele permanece atrelado ao mistério não resolvido da vida.
Quantas perguntas você ainda faria?
Por mais que busquemos pela resposta certa, ela ainda não existe para nós simplesmente porque estamos amarrados a ideias e conceitos limitados pelo tamanho de nosso intelecto. Contudo, se a resposta certa virá um dia será pela intuição numa linguagem tão complexa que levaremos alguns anos, ou séculos talvez, para decodificar e escrever com nosso limitado vocabulário atual.
Travessia SPA
Parceria com o Instituto Luz da consciência: https://luzdaconsciencia.com.br/artigos.html