Pesquisar
Close this search box.

Número 5 e a linguagem Universal

O significado e função do número 5, no Egito Antigo, era indicado pela forma em que foi escrito – 2 e acima o 3, ou como uma estrela de 5 pontas. O número 5 é o resultado da relação entre o número 2 e o número 3. O número 2 simboliza o poder da multiplicidade, o feminino receptivo e mutável, e o 3 simboliza o masculino. A harmonia universal desses dois fundamentos, masculino e feminino de Osíris e Isis, deu origem e nascimento a Hórus, o número 5.

Continua após a publicidade..

Número 5

O número 5 incorpora os princípios de polaridade (2) e de reconciliação (3). Todos os fenômenos, sem exceção, são polares na natureza, e agudos no princípio. Portanto, o número 5 é a chave para a compreensão do universo manifesto, de acordo com o pensamento Egípcio.

É o bloco de construção no processo da criação. É considerado o mais importante número na matemática, na filosofia e na música.

Continua após a publicidade..

Cada número possui uma ou mais propriedades especiais revelando as qualidades particulares do objeto descrito, por ele. Uma propriedade especial do número 5, é que ele é o primeiro número recorrente, também chamado de esférico, porque, quando é multiplicado por si mesmo, ele retorna à sua essência e dessa forma para sempre:

5×5=25;
25×25=625;
625×625=390.625…
O número 5 pode também ser considerado o primeiro número universal, que remete à criação, concebendo, acelerando, desenvolvendo e produzindo todas as coisas percebidas.

Hórus

Hórus é a personificação da meta de todos os ensinamentos iniciáticos, estando associado ao número 5. Hórus, no idioma Egípcio Antigo, significa, “Aquele que está acima”.

Continua após a publicidade..

O número 5 representa o quinto elemento, a quintessência da natureza formada pelos 4 elementos – água, fogo, ar e terra. O quinto elemento ou quintessência não deve ser confundido com o Espírito, como alguns o consideram. O quinto elemento é a quintessência da matéria que lhe dá vitalidade (consideremos aqui a matéria em todas as suas manifestações, não somente como o elemento sólido).

O Espírito pode incorporar-se à matéria somente se esta possuir “vitalidade” que lhe dá “vida ativa”. Os vegetais possuem vitalidade, vida ativa, porque são formados de matéria quintessenciada, assim também são os animais e os humanos. Os minerais são considerados como matéria inerte não quintessenciada, isto é, sem vitalidade. Mas isso não é 100% certo, a ciência ainda tem muito que estudar neste campo. Assim sendo, nós entendemos que todas as manifestações da natureza nos reinos da matéria possuem “vitalidade”, em grau e proporção de acordo com o seu estágio evolutivo. O quinto elemento, ou quintessência, seria o fluido universal? Talvez sim – o elemento primordial.

O número 5 é representado pela estrela de 5 pontas, o pentagrama, que representava, para os Egípcios Antigos, tanto o destino quanto o próprio número 5. Ela é encontrada em todos os antigos túmulos e templos Egípcios, ao longo da história.

Estrela de 5 pontas

A estrela de 5 pontas representa a forma humana – a ponta superior é a cabeça, as pontas laterais os braços, e as inferiores as pernas. Assim está representado o formato do corpo humano. Mas ainda não é o ser humano “criado à imagem e semelhança do Criador” como consta na Gênesis bíblica. O número 6 representa o ser humano Criado, e a sua biologia.

O número 5 é mágico e peculiar, geralmente associado a confusões e desavenças por aqueles que o observam com a lente invertida, isto é, o pentagrama invertido. É uma vibração muito intensa e só aqueles que compreendem sua importância podem tornar-se “mágicos”.

O ser humano possui cinco sentidos – tato, paladar, audição, visão e o olfato – e cinco dedos em cada mão e pé.

O número 5 simboliza a versatilidade, o movimento, a superação, a transformação; o laboratório das experiências sensoriais que conduzem ao desenvolvimento das habilidades de responder pelos próprios atos; a liberdade, a sexualidade, o magnetismo, a ruptura dos padrões vigentes. Toda ordem estabelecida precisa ter flexibilizações, e o número 5 representa as rupturas necessárias de serem feitas nas tradições e nos costumes para que haja progresso. Porém, essas rupturas não são necessariamente violentas, mas uma maneira de fazer as coisas de um jeito diferente.

O 5 está no meio da escala dos 9 números primários, por isso ele caracteriza as mudanças e desempenha o papel do eixo equilibrador. São muitas as injustiças cometidas acerca das suas caracterizações, pelos numerólogos em geral, quando o representam como o elemento instável e vulgar, de maneira que dá a entender que isso é péssimo e perigoso. Certamente esta caracterização, injusta, resulta dos padrões de entendimento condicionados pelas negatividades predominantes na mente da maioria, consequência de seus medos. O número 5 representa a coragem, talvez por isso ele assusta aos medrosos e inseguros. Para mudar é preciso coragem e desapego.

O número 5 é a expressão da liberdade, da versatilidade, da evolução, do sentimento de aventura que desperta para novos tempos.

Travessia SPA

leia sobre a linguagem Universal do Número 4 aqui: https://travessiaspa.com.br/a-linguagem-do-numero-4/

Fale conosco se quiser saber mais sobre os números ou a Numerologia Cabalística:


Rosa Capitani — Terapeuta

Criadora do Blog / Proprietária Travessia SPA

Contatos: https://vbc008.com/spa

Compartilhe este Artigo:

Sobre o Autor

Luìz Trevizani - CRT 36768

Psicoterapeuta holístico e metafísico, consultor pessoal e de Numerologia Cabalística, palestrante e pesquisador da consciência humana, professor e diretor do Instituto Luz da Consciência de Numerologia Cabalística, desenvolvendo atividades no campo do autoconhecimento.

Você também pode se interessar por

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.