Pesquisar
Close this search box.

No Rumo do Autoconhecimento

Um tempo para renovar atitudes e revitalizar a vida.

Continua após a publicidade..

“Conhece-te a ti mesmo”! Com certeza, a maioria de nós já viu ou ouviu este apelo, que se atribui a Sócrates; mas, na verdade, essas palavras serviram de base a muitos sistemas e escolas muito antigas anteriores à época de Sócrates, no Egito Antigo e no oriente.

A ideia moderna que se faz desse apelo é muito vaga e superficial. Um certo modismo vulgar gira em torno do assunto distorcendo seu significado.
Conhecer a nós mesmos é uma questão que não se resolve apenas encontrando a resposta que nos qualifica como seres humanos conscientes de nós.

Continua após a publicidade..

Por certo, o fato de o ser humano estar consciente de sensações, emoções, sentimentos e pensamentos não significa que ele está consciente de si. Significa apenas que está consciente do que sente.
O autoconhecimento é uma proposta para a evolução humana e o único meio pelo qual podemos alcançar níveis mais elevados de consciência, eliminar a ignorância e experimentar a felicidade.

Mas há que se iniciar a busca de alguma maneira. E a melhor maneira é iniciar pelo autoestudo. É preciso começar de fora para dentro, resolvendo a primeira questão sobre “quem somos”. Basicamente, essa questão se resolve pelo autoestudo, mas ainda é só a primeira camada. Com efeito, trata-se do estudo da personalidade e mais algumas coisas atreladas ao seu funcionamento — sensações, emoções, pensamentos, movimentos.

autoconhecimento

Continua após a publicidade..

Estudar a si é uma coisa, empreender o trabalho que gera a mudança e a transformação é outra coisa bem mais complexa e remete a camadas mais profundas do ser. Mas o estudo é o primeiro passo para se perceber o potencial de mudança no futuro.

Não dá para mudar de uma só vez, a complexidade dos mecanismos estruturais do ser humano é muito difícil de ser decifrada; além disso, há que se considerar as cristalizações de hábitos e crenças, dos vícios e das paixões recorrentes. No entanto, toda essa complexidade se desfaz logo após a implementação da primeira etapa da transformação — a destruição.

Para transformar é preciso desconstruir, “destruir”, a forma vela; nesse caso é desconstruir os conceitos e ideias que formaram as pressuposições básicas sobre as quais se assentam as crenças equivocadas e negativas, gerando hábitos, atitudes e comportamentos similares. E essa tarefa não é nada fácil, exige determinação, vontade e disciplina, além de boa orientação e suporte de um instrutor capacitado, que pode ser um terapeuta.

autoconhecimento

Para implementar essa primeira etapa é preciso vencer a inércia gerada por uma força gravitacional que nos prende aos instintos, pelos desejos e paixões; é necessário o emprego de uma força enorme da vontade com uma disciplina determinante.

Travessia SPA

Parceria com o instituto luz da consciência: https://luzdaconsciencia.com.br/artigos.html

Você também pode se interessar por: 

 


Rosa Capitani — Terapeuta

Criadora do Blog / Proprietária Travessia SPA

Contatos: https://vbc008.com/spa

Compartilhe este Artigo:

Sobre o Autor

Luìz Trevizani - CRT 36768

Psicoterapeuta holístico e metafísico, consultor pessoal e de Numerologia Cabalística, palestrante e pesquisador da consciência humana, professor e diretor do Instituto Luz da Consciência de Numerologia Cabalística, desenvolvendo atividades no campo do autoconhecimento.

Você também pode se interessar por

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.