Pesquisar
Close this search box.

Inteligência ou intelectualismo?

Ando pelas ruas da cidade e me deparo com uma multidão de robôs autômatos, serão os intelectuais? Estou falando dos robôs humanos, gente que anda sem ter noção de si, inconscientes. Inteligência ou intelectualismo?

Continua após a publicidade..

Acesso sites na internet e me deparo com os maravilhosos avanços tecnológicos, e uma comunicação que se assemelha cada vez mais à do homem primitivo das cavernas, truncada, incompleta, reduzida ao mínimo de palavras.

Intelectualismo

Assisto palestras e comentários nas redes sociais e na televisão, de personalidades do alto escalão intelectual/acadêmico, e me deparo, novamente, com robôs repetindo memórias de conteúdos previamente gravados, tão somente.

Continua após a publicidade..

Parece haver um paradoxo entre o desenvolvimento do intelecto e o da inteligência. Parece que a medida do maior intelectualismo é a medida da menor inteligência.

Inteligência ou Intelectualismo

Osho dizia, que o intelecto é a prostituta da inteligência. Eu concordo. O intelecto deve ser uma ferramenta a serviço da inteligência, mas, com o advento do academicismo intelectual, toda energia destinada à inteligência foi desviada para o intelecto, que deixou de ser ferramenta da inteligência para ser uma construção de memórias.

Não há futuro promissor para o intelecto dessa maneira. Sua função é auxiliar na expressão da inteligência.

Continua após a publicidade..

Inteligência

A palavra inteligência tem sua origem no latim e vem de INTELLEGENTIA, cujo significado é capacidade de entender, discernir, arrazoar. INTELLIGERE — INTEL = entre; LEGERE = escolher. Inteligência é a capacidade de ler, escolher, perceber, discernir, compreender entre determinadas questões.

Ora, quando me deparo com um desses “fenômenos” da comunicação e faço qualquer pergunta fora do seu roteiro intelectual, em geral, a resposta é o emudecimento, quando não for um desprezo arrogante e agressivo. Esses “caras” atrofiaram sua Inteligência sufocando-a pelo intelecto!

Enquanto escrevo este artigo, me ocorre um desfile desses personagens pelo teatro mental; os vejo um a um em postura arrogante, queixo empinado, olhar desviado por sobre o público, distantes, para não serem pegos de surpresa com perguntas fora do contexto da palestra. Porque sabem responder somente sobre aquilo que memorizaram para a palestra.

Ah, como eu gostaria de lhes dar uma lata de sardinhas (daquelas antigas sem o lacre moderno), para que abrissem em público sem ler o manual de instruções!

Para onde foi a inteligência humana?

Vivemos a era do intelectualismo e, infelizmente, o ser humano está se tornando cada dia menos inteligente, com menor capacidade de discernir e compreender os fatos. Robotizado cada vez mais, se torna um repetidor de conteúdos, procedimentos e comportamentos memorizados.

Consideremos as exceções, porquanto, em meio a toda aridez desse deserto do intelectualismo, aqui e ali ainda é possível se encontrar seres humanos inteligentes.

Travessia SPA

Parceria com o Instituto Luz da Consciência: https://luzdaconsciencia.com.br/artigos.html

Compartilhe este Artigo:

Você também pode se interessar por