Pesquisar
Close this search box.

Desvendando o Caminho da Libertação Espiritual

O caminho da libertação espiritual é o autoconhecimento. Conhecer o caminho significa conhecer profundamente a nossa alma, e conhecer a si próprio, numa jornada que exige vontade, dedicação e disciplina. Mas o que é alma? Não se preocupe com definições para alma, elas são muitas e todas são tentativas da mente, um dos atributos da alma, de explicar a si mesma.

Continua após a publicidade..

A Alma

A alma gera o corpo e atua como força animadora da vida nele. Ela é criadora da mente e das emoções e o alicerce de todas as nossas experiências, e possui os conteúdos que caracterizam a nossa consciência individualizada. A alma é imaterial, por isso não a vemos nem tocamos, mas sentimos através dela as necessidades do espírito. Como ela é criadora de emoções, sentimentos, é observando nossos sentimentos, sejam eles de que natureza forem, que encontramos a orientação que vem dela para a nossa evolução.

Somos consciência que aprendeu a expressar-se a si mesma de forma individualizada. Somos alma que aprendeu através da evolução físico/espiritual a se tornar uma individualidade – divindade manifesta em unidade. Somos um infimo do todo criando-se a si mesmo na alma individualizada. No passado éramos uma alma coletiva, que através da evolução aprendeu e se individualizou.

Continua após a publicidade..

A evolução acontece de modo natural e inconsciente até certo ponto, no reino animal, mas a própria expressão “animal” tem significado de alma. Uma alma que anima, coletivamente ainda, cada espécie do reino. Ao atravessar a fronteira do humano começa a evolução consciente e nos tornamos responsáveis por nós mesmos e pela nossa evolução, agora podendo contar com nosso livre arbítrio para andar mais rápido ou seguir a lenta marcha natural da evolução coletiva, mas nesse caso a custo de sofrimento.

A alma se individualiza gradualmente e se liberta da consciência de grupo. Nesse processo passamos por muitas experiências. Na experiência do ego temos o primeiro contato com a individualização, que experimentamos como egoísmo. Depois, subimos na escala da consciência e percebemos que individualizar-se significa ir além do ego e tornar-se uma unidade complementar do todo, consciente de si mesma e do universo do qual é parte, atuando e criando o tempo todo para melhorar e aprimorar a vida.

Toda essa experiência aprimora a alma, que é ao mesmo tempo criadora e criatura, na medida que conduz e agrega valores a si própria.

Continua após a publicidade..

Libertação Espiritual

O caminho da libertação espiritual é o próprio processo que a alma conduz. Da experiência do ego até a iluminação existe um longo caminho a ser percorrido e nenhuma etapa pode ser pulada. O mais elevado desejo de realizações da vida é percebido pela ânsia de alcançar Deus; a partir daí devemos manter a orientação para o próprio interior até que a meta seja alcançada.

O caminho não é um caminho lá fora, ele é a própria interiorização rumo ao centro espiritual que está no âmago da nossa alma.

Travessia SPA

Em parceria com o Instituto Luz da Consciência: https://www.luzdaconsciencia.com.br/artigos.html

Leia também este artigo sobre a importância do autoconhecimento: https://travessiaspa.com.br/qual-e-a-importancia-do-autoconhecimento/


Rosa Capitani — Terapeuta

Criadora do Blog / Proprietária Travessia SPA

Contatos: https://vbc008.com/spa

Compartilhe este Artigo:

Sobre o Autor

Luìz Trevizani - CRT 36768

Psicoterapeuta holístico e metafísico, consultor pessoal e de Numerologia Cabalística, palestrante e pesquisador da consciência humana, professor e diretor do Instituto Luz da Consciência de Numerologia Cabalística, desenvolvendo atividades no campo do autoconhecimento.

Você também pode se interessar por

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.