Pesquisar
Close this search box.

Da Essência do Nada à Totalidade da Criação

Da Essência do Nada à Totalidade da Criação: “Explorando Nun e Atam na Cosmologia Egípcia

Continua após a publicidade..

No início da pré-criação, existia NUN, o nada. Os textos egípcios mencionam que, antes da criação, havia um abismo líquido primitivo em todos os lugares, sem fim e sem limites ou direções. Eles o chamavam de oceano cósmico ou caos aquático, NUN — o estado não polarizado da matéria.

Nun é o “Ser subjetivo, o símbolo da não formação, indeterminado, energia/matéria indiferenciada, inerte e inativa, o estado não-criado antes da criação”.

Continua após a publicidade..

NUN é 0 (zero), vazio, aparentemente, o caos inerte e inativo que se torna potencialmente explosivo e expansivo ao se contrair no ponto gerador do princípio manifestado no primeiro número — o número 1.

Como vimos, os egípcios consideravam que a criação surgiu do estado não-criado, que eles chamaram de Nun — Nenhum-Nulo-Zero.

Egípcios Antigos

No entendimento dos egípcios Antigos, o número 1 (um), ATAM, não é um número, mas a essência do princípio subjacente aos números; todos os outros números seriam feitos a partir dele. O número 1 representa a Unidade — o Absoluto como energia não-polarizada. Atam como o número 1 não é nem diferente, nem igual, mas ambos. Atam não é nem feminino, nem masculino. Atam é reconhecido como o Uno Completo, o Todo.

Continua após a publicidade..

Atam é a totalidade da energia matriz ordenada durante o estágio da criação, enquanto Nun é o componente da energia desordenada — o Ser Subjetivo. O total da energia divina no universo é chamado Nun em seu estado caótico, e Atam em sua criação ordenada é um ponto do seu estado/processo.

Atam representa o lançamento, em uma sequência ordenada, das energias existentes dentro de Nun, ou seja, trazendo-o para a vida. Isto representa o Ser Objetivo.

Nun e Atam são imagens um do outro, como os números 0 e 1 – 0 (zero) é nada, nulo, e 1 significa todos (os números).

Criação

A criação é a triagem para fora de todo o caos do estado primitivo. Os números 1 a 9 surgem de dentro do caótico 0 (zero). O caos aqui tem o sentido de “massa” disforme desordenada, matéria-prima do universo e dos números.

Saiba mais sobre os números, a numerologia cabalística e a relação com a criação: https://wa.me/message/WH7NRCUYFYPOA1


Rosa Capitani — Terapeuta

Criadora do Blog / Proprietária Travessia SPA

Contatos: https://vbc008.com/spa

Compartilhe este Artigo:

Sobre o Autor

Luìz Trevizani - CRT 36768

Psicoterapeuta holístico e metafísico, consultor pessoal e de Numerologia Cabalística, palestrante e pesquisador da consciência humana, professor e diretor do Instituto Luz da Consciência de Numerologia Cabalística, desenvolvendo atividades no campo do autoconhecimento.

Você também pode se interessar por

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.