Pesquisar
Close this search box.

Autoterapia – Ressignificando Memórias

Esta é uma técnica terapêutica que aprendi há muitos anos e adaptei para ser autoaplicada.

Continua após a publicidade..

Consiste num exercício bem simples, mas de grande eficácia quando bem executado. Nosso “banco de dados” contém milhões de informações armazenadas de nossas muitas experiências em vidas no mundo da matéria. São memórias de eventos e experiências agradáveis, também de nossas experiências frustrantes e traumáticas.

Tudo isso está lá no campo subconsciente da mente atuando como sombras, perturbadoras muitas vezes. Essas sombras ressurgem frequentemente, sempre que há uma associação com algum evento no presente. Muitas vezes funcionam como travas ou bloqueios aos empreendimentos pessoais ou profissionais, nos relacionamentos, no âmbito da vontade. Ocasionalmente podem ser causas de doenças, pois se essas memórias são ressentidas com certa frequência como mágoas e não forem ressignificadas, o organismo se encarrega de expurgá-las à sua maneira.

Continua após a publicidade..

Ressignificar memórias de eventos desagradáveis, portanto, é uma questão de vida melhor, liberação e liberdade para expressar a individualidade, prosperar e ser feliz.

A PRÁTICA

1. Coloque-se em posição confortável de maneira que possa relaxar – sentado (a) ou deitado (a).

2. Ligue uma música. Pode ser uma música relaxante ou que evoque memórias de épocas, de momentos da sua vida que queira trazer à superfície da mente consciente para ressignificar. Por exemplo, uma música que evoque emoções da época em que queira reviver memórias – juventude, adolescência, infância.

Continua após a publicidade..

3. Deixe a mente vagar pelas reminiscências e emoções que despertam na vaga da música.

4. Escolha a primeira memória que surgir; ela pode ser o fio-da-meada pelo qual você vai puxar aquelas mais profundas que atuam como sombras.

5. Traga na tela mental a imagem detalhada, da maneira mais viva possível, e verifique os mínimos detalhes – postura, local, vestimenta, pessoas que estavam juntas etc. Fortaleça a sua imagem mental de modo que pareça ser outra pessoa diante você. Na verdade, é você em alguma época da sua vida aparecendo na sua tela mental.

6. Agora converse com essa parte da sua personalidade recuperada. Ela é você mesmo (a), uma parte de sua personalidade que permaneceu aprisionada a um evento, talvez vergonhoso, vexatório ou traumático que não foi compreendido na ocasião em que ocorreu, e foi guardado no seu subconsciente permanecendo lá como uma sombra perturbadora.

Autoterapia

Diga a essa criança, adolescente ou jovem diante de sua tela mental, o quanto você a ama e reconhece seu sofrimento, e mostre a ela como você está agora em sua personalidade fortalecida pelos aprendizados e resiliências que a vida lhe proporcionou. Converse com ela como se fosse outra pessoa, e convença ela a se integrar à sua personalidade.

Explique a ela que aquilo que ocorreu foi interpretado por ela segundo o seu entendimento da ocasião, mas que isso agora mudou, que ela pode aceitar e compreender o verdadeiro significado e mudar a sua percepção, que não há necessidade de continuar sofrendo por algo que já passou. Traga ela para o presente.

Seja amoroso (a) com ela, e persista pelo tempo que for necessário, repetindo o exercício, até o momento em que essa parte sua aceita se integrar à personalidade adulta se encaixando no seu peito. Repita o exercício quantas vezes for preciso até perceber que o significado daquela experiência tenha sido modificado não causando mais desconformo emocional. Este exercício pode despertar muitas memórias a partir da primeira que você acatar e ressignificar.

Ressignificando Memórias

Repita ele, portanto, com certa regularidade pelo tempo que for necessário enquanto estiver resgatando memórias que precisam ser ressignificadas. O sofrimento é sempre um resultado de uma interpretação persistente na mente do evento ocorrido. Mudando o significado, ocorre a liberação da sombra e a liberdade para seguir adiante sem sofrimento.

A dor é inerente à nossa condição humana, seja ela física ou emocional, mas o sofrimento é uma consequência da maneira como lidamos com a dor.

Portanto, ele é opcional; é uma escolha. Acredite no poder que você tem de mudar o sentido da vida, se acha que não está bem como está.

Este texto faz parte de um dos materiais de apoio da Jornada de Autoconhecimento, gostaria de conhecer a jornada? acesse aqui: https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/pelos-caminhos-do-taro/H87377195Q?ref=C90227555Xhttps://go.hotmart.com/C90227555X?dp=1

Travessia Spa em parceria com o Instituto Luz da Consciência: https://luzdaconsciencia.com.br/artigos.html


Rosa Capitani — Terapeuta

Criadora do Blog / Proprietária Travessia SPA

Contatos: https://vbc008.com/spa

Compartilhe este Artigo:

Sobre o Autor

Luìz Trevizani - CRT 36768

Psicoterapeuta holístico e metafísico, consultor pessoal e de Numerologia Cabalística, palestrante e pesquisador da consciência humana, professor e diretor do Instituto Luz da Consciência de Numerologia Cabalística, desenvolvendo atividades no campo do autoconhecimento.

Você também pode se interessar por

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.