Os processos pelos quais as transformações da vida percorrem são feitos de coesões e rupturas.
A evolução dos seres, de todas as espécies, transcorre em perfeita harmonia sob a regência das leis cósmicas. Essa harmonia, entretanto, não significa ausência de destruição.
Até mesmo a destruição, que antecede uma renovação no processo evolutivo, transcorre em harmonia com as leis cósmicas. Para a evolução seguir seu curso natural, todas as coisas que não têm serventia a um sistema fechado, passa por processos de renovação, sofrendo transformações.
Transformações da Vida
São iniciadas por rupturas nas estruturas que sustentam e mantém os sistemas, cumprindo sua função deixam de ser úteis ao avanço da vida em um sistema fechado.
A Terra é um planeta fechado, evoluem todas as formas de consciência, viventes nos reinos vegetal, animal e humano, ou as consciências mais rudimentares do reino mineral.
Quando um sistema fechado atinge o seu auge, ele passa por uma transformação preparando o terreno para que a evolução dos seus habitantes nele continue.
Evolução e as transformações da Vida
A evolução é um movimento contínuo de melhorias nas condições dos seres viventes, elevando seu padrão qualitativo. Um sistema fechado também é um ser vivente, e dentro dessa premissa a Terra também evolui continuamente, melhorando as condições oferecidas aos seres viventes nela.
Assim como a reforma em um imóvel se inicia pela destruição das partes que serão reformadas, a reforma da Terra, ocorre também de maneira semelhante.
A destruição se faz necessária para renovar o ambiente da Terra para receber formas de vida mais evoluídas — os espíritos que transpuseram a linha da consciência presa na materialidade bruta, mas que ainda têm necessidade de encarnar decorrente dos seus carmas.
Cataclismos ocorrem modificando cenários, recolhendo os espíritos comprometidos pelo carma, purificando a atmosfera planetária e sua esfera psíquica.
As Rupturas
Essas rupturas são necessárias, e, embora tragam muito sofrimento, também contribuem decisivamente para despertar a compaixão e a solidariedade dos seres humanos. As rupturas e transformações na vida do ser humano também ocorrem dentro dos mesmos princípios dessas leis cósmicas.
A harmonia é quebrada sempre que ela se tornou um obstáculo à evolução, como uma acomodação.
A evolução humana não é um processo sempre harmonioso e tranquilo; se assim fosse, acredita-se que a humanidade já teria se autoextinguido.
Os mecanismos são impulsionados por forças internas e externas — As forças internas são mobilizadas pela alma; as forças externas pela natureza ambiental.
Assim, nossas rupturas, sejam dolorosas ou não, sempre ocorrem para o nosso bem e muitas vezes para nos mostrar que é hora de andar em frente, deixar o passado no passado e se reconstruir no presente para o futuro ser o melhor presente.
Travessia SPA
Parceria com Instituto Luz da Consciência: https://luzdaconsciencia.com.br/artigos.html