Osho diz que, se a respiração for feita corretamente no primeiro estágio desta meditação, o dióxido de carbono formado na corrente sanguínea fará com que você se sinta tão alto quanto o Gourishankar, o Everest. Esse “alto” é levado para os estágios subsequentes de contemplação suave, movimento suave e espontâneo e quietude silenciosa.
A meditação deve ser feita com sua música específica da OSHO Gourishankar Meditation, que apoia energicamente e indica os diferentes estágios. As músicas para cada estágio estão disponíveis aqui. Instruções A meditação dura uma hora e tem quatro estágios. O terceiro estágio é silêncio, não tem música, e a meditação termina somente quando você ouve três batidas de gongo, após o estágio silencioso.
Instruções
A meditação dura uma hora e tem quatro estágios. O terceiro estágio é silêncio, não tem música, e a meditação termina somente quando você ouve três batidas de gongo, após o estágio silencioso.
Primeiro Estágio — 15 minutos
Sente-se em uma cadeira, coluna ereta, as mãos apoiadas sobre as cochas, com os olhos fechados. Inspire profundamente pelo nariz, enchendo os pulmões. Prenda a respiração o máximo de tempo possível, então expire suavemente pela boca e mantenha os pulmões vazios pelo máximo de tempo possível. Continue esse ciclo respiratório durante o primeiro estágio.
Segundo Estágio — 15 minutos
Retorne à respiração normal e, com um olhar gentil, observe uma luz azul piscante ou uma chama de vela. Coloque uma vela sobre um móvel, a uma altura um pouco abaixo da altura dos seus olhos, a uma distância de aproximadamente um metro e meio a dois metros, ou uma luz estroboscópica (piscante) se tiver. Mantenha seu corpo imóvel e o olhar fixo na chama da vela, ou na luz estroboscópica.
Terceiro Estágio — 15 minutos
Com os olhos fechados, levante-se e deixe seu corpo ficar solto e receptivo. Você sentirá energias sutis que movem o corpo fora do seu controle normal. Permita que esse “Latihan” aconteça. Não faça nenhum movimento intencional-deixe o movimento acontecer, suave e graciosamente. Deixe o corpo assumir o movimento e se torne apenas o (a) observador (a) consciente.
Quarto Estágio — 15 minutos
Deite-se com os olhos fechados, em silêncio é imóvel. Fique assim até soar o gongo final por três vezes.
Aprofundando a Prática
Nota 1: Pessoas com distúrbio neurológico, como epilepsia, nunca devem usar um estroboscópio ou uma luz intermitente para esta meditação. Em vez disso, podem fazer o segundo estágio com os olhos vendados.
Nota 2: A música no segundo estágio desta meditação tem uma batida rítmica que é sete vezes o batimento cardíaco normal. Se possível, a luz intermitente deve ser um estroboscópio sincronizado, com uma frequência de 490hz. Se uma luz estroboscópica não for possível, você pode usar uma vela.
Nota 3: Todas as técnicas para desenvolvimento da meditação devem ser praticadas por tempo limitado, somente como uma forma de quebrar barreiras mentais e físicas à meditação, e tão logo haja sido vencidas essas barreiras as técnicas devem ser abandonadas.
As técnicas e práticas visam tornar o ser humano meditativo, isto é, centrado em si tendo domínio sobre suas emoções e pensamentos e presente nos atos da vida.
Este vídeo é uma demonstração da meditação Gourishankar — https://youtu.be/jFbcgyWTKQQ