Pesquisar
Close this search box.

A Arte de Ajudar e Orientar com Sensibilidade e Consciência

Metáforas para quem se Propõe Ajudar

Continua após a publicidade..

A humanidade amadurece no coração do ser humano que se humaniza, e o ser humano humanizado pensa antes de falar; ele examina cada palavra e seu tom antes de pronunciá-la; caso ela possa ferir os ouvidos de quem a escuta, ele se cala até conseguir alcançar a nota que dá harmonia à palavra. O coração sente, a mente racionaliza, a palavra leva a mensagem do coração e da mente — “Onde está o teu coração, ali está o teu tesouro”.

Continua após a publicidade..

“Antes que os olhos possam ver, devem ser incapazes de lágrimas. Antes que o ouvido possa ouvir, deve ter perdido a sensibilidade. Antes que a voz fale na presença dos Mestres, deve ter perdido a possibilidade de ferir. Antes que a alma possa erguer-se na presença dos Mestres, é necessário que seus pés tenham sido lavados no sangue do coração”. — Luz no Caminho, Mabel Collins.

Antes de falar, para ensinar, instruir e orientar, é preciso escutar as próprias palavras; para escutar as próprias palavras, é necessário silenciar a mente turbulenta e desejosa.

Orientar com Sensibilidade e Consciência

Antes de ajudar o semelhante, é preciso examinar de onde surge o impulso — do coração, ou do ego, da personalidade?

Continua após a publicidade..

Quando a personalidade aparece a frente da mensagem, fuja do mensageiro, ao visar apenas usar os seus olhos, os seus ouvidos e a sua mente para alcançar autoprojeção, poder e dinheiro.

O tom ameaçador das palavras impõe medo, e o ser fragilidade pelo medo busca esperança desesperadamente de salvação, depositando, no seu guru, todas as suas fichas e ficando à mercê de suas fórmulas salvadoras. É como cair numa armadilha de caça.

Se prometes solucionar os problemas dos outros com a sua fórmula mágica, se prometes aliviar as responsabilidades dos outros liberando-os do seu carma, assim também assumirás o seu carma para ti (entenda o carma como reflexo da lei de causa e efeito).

Toda vez que indicares uma única fórmula suprimindo o livre arbítrio e a responsabilidade de escolher de um ser humano, trazes para ti as consequências desse ato.

A Arte de Ajudar


A arte de ajudar implica despertar a consciência do ser, para que, ele próprio aprenda a discernir e a fazer as escolhas que gerem resultados mais positivos em sua vida. Nenhum ser humano pode caminhar o caminho do outro.

A palavra suave, pronunciada com sentimento e compaixão, acalma instantaneamente e permite a reflexão de quem a escuta, despertando a consciência para tomada de posse de si, para desenvolver habilidades mentais e emocionais para vencer os desafios da vida com total responsabilidade por seus atos.

Reflete, pois, em ti mesmo cada pensamento, palavra, emoção, sentimento e desejo teu, antes de agir. Reflete, pois, em ti mesmo o sentimento alheio ante as tuas próprias palavras, antes de as pronunciar.


Rosa Capitani — Terapeuta

Criadora do Blog / Proprietária Travessia SPA

Contatos: https://vbc008.com/spa

Compartilhe este Artigo:

Sobre o Autor

Luìz Trevizani - CRT 36768

Psicoterapeuta holístico e metafísico, consultor pessoal e de Numerologia Cabalística, palestrante e pesquisador da consciência humana, professor e diretor do Instituto Luz da Consciência de Numerologia Cabalística, desenvolvendo atividades no campo do autoconhecimento.

Você também pode se interessar por

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.